Atitude Positiva
Podemos começar por definir “Atitude”. Como se define então “Atitude”?
“Atitude” é a forma como se vê a vida, é uma forma de pensar, sentir é uma forma de comportamento. Assim, a “Atitude” não é só uma forma de pensar, mas, a forma como pensamos, sentimos e fazemos. Atitude predominantemente positiva influencia os outros, possui “energia” per si e contagia os outros. Influencia decisivamente o seu comportamento e a sua produtividade nas suas tarefas do dia-a-dia, sejam elas de carácter pessoal ou profissional. A atitude positiva é catalisadora de produtividade nas organizações, é uma mais-valia pessoal e muitas vezes a “diferença” que distingue o sucesso. Ninguém gosta de trabalhar com pessoas negativas, é difícil construir uma boa equipe de trabalho onde “varre” o pessimismo e os seus ramos; a saber: a desilusão, falta de motivação, falta de comunicação e espírito de grupo. Uma atitude positiva marca pela procura da solução e não do problema, marca pela boa disposição, marca pela capacidade de adaptação, capacidade de ajuda e cooperação. Uma pessoa que tem atitude positiva, em primeiro lugar, tem a auto-estima alta o suficiente para encarar os obstáculos que a vida lhe apresenta como oportunidades de desenvolvimento, mas não demasiadamente alta para ser percebido pelos outros como arrogante ou dono da verdade. É aquela pessoa que se expressa positivamente, dificilmente usando "não" no seu vocabulário; É aquela pessoa que não desvaloriza, critica ou desqualifica comentários, ideias ou opiniões alheias, nem mesmo na linguagem não verbal; Para ela, problemas são desafios; Tem o foco no futuro e não no passado (embora aprenda com o passado), prefere as propostas às críticas, não procura culpados mas soluções, e substitui os "ses" da vida por "comos", perguntando a si mesmo "como fazer" ao invés de queixar-se através de frases como "Ai, se eu tivesse mais recursos ou mais dinheiro". Para poder exemplificar este tipo de atitude vou recorrer a uma ajuda - uma história muito engraçada, que pelo menos leva-nos a pensar sobre este tema. Uma empresa de comércio de sapatos envia para uma cidade de um país Africano dois prospectores ou analistas de mercado. Passado o período necessário para a análise os analistas enviaram as seguinte mensagens: Primeiro: “Nesta cidade ninguém ou muito poucas pessoas usam sapatos! Não existe mercado para a nossa empresa! ” Segundo: “Isto é o paraíso, muito poucas pessoas usam sapatos! Temos aqui uma oportunidade de ouro, o mercado vai ser nosso seguramente! Envio em anexo o plano de acção que julgo poder funcionar.” Quanto maior for o universo de pessoas com este tipo de atitude, quanto maior for a “cultura positiva” na organização, melhor será a sua capacidade para ultrapassar “desafios”.
Vale a pena pensar nisto!
|
Sem comentários:
Enviar um comentário