Matemática das Atitudes
Qual será então o melhor padrão comportamental que devemos apostar para uma potenciação de oportunidades?
Podemos abordar esta temática com um pouco de matemática. Vamos definir um sistema de equações essenciais para o sucesso. Cada uma das equações representará uma área essencial para podermos alcançar os nossos objectivos. Primeira área, primeiras análises, primeira equação para o nosso sistema: -Orgulho e Técnica/Conhecimento- “Orgulho” em mim e no que faço conduz a uma auto-confiança necessária para tudo na vida, não estando confiantes em nós próprios perdemos muitas oportunidades. Contudo, existe uma fronteira perigosa de passar, muita confiança sem o necessário “Conhecimento” pode ser interpretado como arrogância. Assim, podemos já definir uma equação: => Orgulho – Técnica/Conhecimento = Arrogância Bem, mas então, se fizermos o trabalho sustentado em “Conhecimento”, sem “Orgulho”?
Teremos um trabalho que atinge o objectivo com certeza, mas não o melhor trabalho, não o melhor resultado.
=> Técnica/Conhecimento – Orgulho = Resultado Normal ou SatisfatórioE se juntarmos os dois atributos na equação, que tipo de resultados teremos? Com certeza que teremos um excelente resultado. =>Técnica/Conhecimento + Orgulho = Resultado Excepcional Temos assim, a nossa primeira equação. Segunda área, primeiras análises, segunda equação para o nosso sistema: -Paixão e Direcção (sentido)- A Paixão naquilo que fazemos é algo muito positivo, é algo que nos leva a alcançar metas acima do expectável, acima das melhores expectativas dos outros. Contudo, muita paixão sem sentido, sem focus nos objectivos poderá significar desperdício de energia, poderá significar ineficácia. Assim, temos: => Paixão – Direcção (sentido) = Ineficácia ou Desperdício de energiaE, então, “Direcção (sentido) ” sem “Paixão”? Bem, sabemos para onde queremos ir, mas, falta-nos “garra”, poderemos lá chegar com certeza, mas vai demorar muito mais. => Direcção (sentido) – Paixão = Mais Tempo para atingir objectivos Mais uma vez, se juntarmos os dois teremos a nossa fórmula de sucesso; => Paixão + Direcção (sentido) = Objectivos superados em muito menos tempo; com menos esforço
Terceira área, primeiras análises, terceira equação para o nosso sistema:
-Acreditar e Acção-“Acreditar” é de facto importante num projecto, seja ele de índole pessoal ou profissional. Quanto mais e melhor a sua confiança pessoal estiver alinhada com a sua organização melhores serão as suas oportunidades de sucesso. Quanto maior for a sua auto-confiança maior força terão os seus resultados. Todavia, não chega só a auto-confiança e o “Acreditar”, teremos que ter “Acção”, teremos que ter uma postura constante de “Acção” e não “Reacção” aos desafios que nos são colocados. “Acção” significa que façamos planos de trabalho, significa que os coloquemos em marcha; doutra forma serão apenas “sonhos”, “desejos” ou boas declarações de intenção. => Acreditar – Acção = Sonhos Contudo, se fizermos planos, e, não acreditarmos neles, não acreditarmos em nós próprios ou que conseguimos alcança-los, então estamos a “perder tempo”, estamos a desperdiçar o nosso tempo e provavelmente o tempo de outros.
=> Acção – Acreditar = Desperdício de Tempo
Quando conseguimos “juntar” os dois ingredientes, vamos alcançar os que planeamos, vamos atingir os nossos objectivos. => Acreditar + Acção = Entrega/Sucesso Quando conseguirmos resolver este sistema de equações, potenciaremos as nossas possibilidades de sucesso pessoal e profissional. O sistema resultante:
Assim, podemos facilmente afirmar....
Vale a pena pensar nisto!
|
Sem comentários:
Enviar um comentário