Desculpas!
"Cada vez que dizes «é que», concentras-te nas desculpas e nos problemas em vez de te concentrares na acção e nas soluções. É mau para a tua auto-estima, negativo para a tua imagem e exasperante para os que te rodeiam." - Francisco Muro -
Um dos nossos maiores erros é pensar que por direito todos temos uma grande vida! - Alguém, nalgum lugar, é responsável por nos reservar uma vida repleta de oportunidades de carreira com condições financeiras maravilhosas. Ainda mais! Será concedido um caminho pessoal e familiar de felicidade quase ilimitada.
A realidade mostra-nos que, de facto, existe alguém responsável por isso, todavia, essa pessoa, somos nós próprios!
È tão fácil justificar com 'alguém' os nossos erros e insucessos, normalmente a culpa ou "morre solteira" ou nunca é nossa, mas, sim dos outros. Sim, esses outros que tinham a responsabilidade de fazer alguma coisa e não fizeram.
Tão irresponsáveis que são esses outros!
Vamos, então, todos e cada um de nós, parar com este comportamento nada assertivo, de constantes desculpas para aquilo que não fizemos, ou, fizemos mal. Errar e aprender com os erros é a forma mais inteligente de prosseguir a nossa vida, seja na esfera pessoal ou profissional.
Não aprender com os erros dos outros, ou, nem sequer com os nossos, ou ainda nem sequer tentar fazer, não é com certeza uma atitude assertiva.
Lembro-me de uma pequena história como exemplo;
Dois amigos marcam um jantar num restaurante, e, um chega lá 30 minutos depois da hora:
- Olá João, desculpa o atraso, mas estacionei o carro muito longe daqui.
- Então porquê? Eu consegui estacionar bem aqui ao lado! - Pois é, mas como tu sabes eu não tenho a sorte que tu tens, consegues sempre um lugar perto! - Também é verdade, nem sempre, mas muitas vezes. Diz-me só uma coisa, tu tentaste vir até aqui? - Não, para quê?! Já sabia que não tinha lugar algum! - Ah pois! Assim também é difícil ter sorte!
Para complementar, alguém respondeu com alguma ironia a uma pergunta dum jornalista:
- Como é que consegue ter tanto sucesso? È sorte?
- Deve ser! No entanto, venho vindo a reparar que quanto mais trabalho e bem preparado, mais sorte tenho tido!
George Washington Carver disse "Se quiseres ter a tua vida de sonhos, então, terás que ser 100% responsável pela tua vida também!".
Isso significa abandonar as desculpas, todas as histórias de vitimização, todas as razões para aquilo que não fez, não tentou sequer fazer, desistiu ou fez mal por razões quase sempre exteriores.
Devemos liderar a nossa vida, devemos assumir que podemos fazer diferente, podemos corrigir rumos, podemos fazer mais e melhor.
Tenha sido uma qualquer razão; ignorância, medo, sentido de fazer o correcto ou por segurança, que o levou a não exercer o seu direito de liderança da sua própria vida, esqueça tudo! Comece agora! Faça acontecer, corra atrás daquilo que gosta e que o faz feliz.
Pergunte a si próprio;
-Em que a acredito? O que poderei fazer diferente? -Porquê não consegui o resultado pretendido? O que tenho de fazer diferente para melhorar e alcançar os resultados pretendidos?
Vale a pena pensar nisto!
|
Sem comentários:
Enviar um comentário